Se possui um sonho de consumo, como de muitos brasileiros, de possuir uma motocicleta para viajar ou ir ao trabalho todos os dias, o leilão de moto é uma excelente opção para você.
A realização de leilões de motos vem sendo muito mais frequente do que você imagina. E essa pode ser a sua chance de gastar muito pouco e adquirir uma moto de qualidade, mesmo que seminova. Normalmente moto de leilão costumas ser motos com bom estado de conservação.
Vale lembrar, que leilão de motocicletas não é brincadeira. Ou seja, você precisa prestar muita atenção ao participar desse evento para não cair em ciladas e fazer um bom negócio.
Nesta matéria, vamos falar como funciona o leilão de motos. Confira!
Como Funcionam os Leilões de Motocicletas
É bem simples entender como funcionam os leilões de motocicletas. Os leilões são sempre uma venda transparente, contando com várias garantias em relação ao veículo, para o comprador não ser enganado.
Vale ressaltar que leilão é o mesmo do que venda pública. Importante saber, que eventos desse tipo sérios não são conduzidos por qualquer pessoa.
Leiloeiros oficiais são os que realizam, e essa é uma profissão que ganhou regulamentação desde 1932. Como você pode ver, o leilão é uma atividade bem antiga no Brasil. Porém, com o atual cenário de crise, muitas pessoas começaram a aderir essa prática de compra a pouco tempo.
Uma pergunta muito comum entre as pessoas que participam de leilões de moto é a seguinte: os lotes pertencem ou não aos leiloeiros?
A resposta é não. O leiloeiro não irá vender o seu próprio carro, por exemplo. Ele não é o dono do veículo e sim um intermediário entre vendedor e comprador.
Quem dá a autorização para os leiloeiros colocarem a venda um veículo são os próprios donos ou vendedores. Em hipótese alguma o leiloeiro pode vender lotes de carros fora do leilão.
Um lote pode ser composto desde por apenas um veículo (carro, moto) como por vários. Os lotes vão a leilão de maneira sequencial, e quem desejar comprar algum, deve ofertar o seu lance.
O lance vai de acordo com o interesse do comprador. Pois mostra o valor que ele está disposto a pagar para arrematar seu bem.
Com relação ao valor inicial das motos, a maioria dos leilões começa com o valor do zero. Em seguida, o leiloeiro abre para que sejam oferecidos lances e a venda começa. O processo acaba quando terminam os lances.
Saiba mais sobre Leilão de Veículos na nossa página. Aqui você pode encontrar vários posts sobre esse e demais temas.